Ailen Meireles
Apaixonada pelas artes e ensino, 34 anos de idade e musicista há 27 anos. Professora de piano e cravo há 18 anos. Possui Pós-Graduação em Piano. Experiência com alunos de várias idades e singularidades. Sejam bem-vindos!
Minha trajetória se dá em três fases. A primeira fase é em Anápolis. Essa fase foi de muito experimento e muita dedicação. É onde inicio as aulas de piano com minha mãe, temos canto - coral em casa, estudo artes visuais com meu pai na Escola de Artes e faço parte do corpo de baile do teatro da cidade participando seriamente de concursos de ballet de repertório e provas da Royal de dança. No final dessa fase, tomo a decisão pela música. Logo, entro para o modelo conservatório de piano para estudar com Márcia Souza, nesse período, obtenho o 3º lugar no X Concurso Nacional de Piano Orestes Farinello. A segunda fase se passa em Brasília após alguns masterclasses em festivais. Mudo para Brasília só para estudar com o virtuose André Tribusy. Apaixonada por J.S.Bach, vou estudar cravo no conservatório oficial em Brasília. Estudo por 6 anos, ao mesmo tempo cursando Licenciatura em Música na UnB. É uma fase muito rica. Participo tocando em masterclasses com nomes internacionais do piano e cravo. Participo da Série Talentos UFRJ gravando para a Rádio MEC.
A terceira fase se passa em São Paulo. Quando fiquei sabendo que o Alessandro Santoro (professor em Haia no melhor Conservatório de Early Music) se muda para o Brasil, eu decido mudar para São Paulo somente para estudar com ele. Em meio a cartas de recomendação, entro para EMESP e curso mais quatro anos de cravo e léxico barroco. Nesse período participo de concertos com orquestras e masterclasses diversos. Ao mesmo tempo curso a Graduação em Filosofia e me aprofundo em literaturas e tratados de época. Em todo essas fases eu tenho dado aulas de piano para os mais diversos tipos de alunos. A pós-graduação em pedagogia e andragogia do piano veio para legitimar essa experiência. Hoje me divido entre a música de câmara em Early Music, onde fazemos concertos intimistas em São Paulo e os estudos e elaboração de estratégias na prática diária de formação no piano.